quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A rede é a mensagem 2

ANDREANA DIAS TEMPONI
ROSEMEIRE VILANOVA
RESENHA
O Livro escrito por CASTELLS, Manuel A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade, foi escrito no ano de 2003. Nosso enfoque será no capítulo “A rede é a mensagem”. O autor aborda questões relacionadas aos meios de comunicação e as novas tecnologias dando um enfoque a internet. Ele se refere a mesma como um tecido de nossas vidas, a internet passou a ser a base tecnológica para formação organizacional da era da informação. O autor se refere a essa organização como uma rede.
Para Manoel Castells a formação de redes é prática humana muito antiga, mas em nosso tempo ela ganhou vida nova. Para ele a rede é um conjunto de nós interconectados. As redes apresentam muitas vantagens, tais como, ferramentas de organização, e se adaptar a rápidas transformações. Nesse sentido as redes estão crescendo em todos os domínios da sociedade. As redes eram dominadas apenas pela vida privada, no entanto a introdução das tecnologias de comunicação baseadas no computador e principalmente a internet permite as redes a exercer sua flexibilidade.
No final do século XX houve uma mudança na estrutura social baseada em redes, a internet tornou-se o principal fator na transição para a formação de uma nova sociedade. A internet passou a ser um meio de comunicação que pela primeira vez, possibilitou a comunicação de muitos indivíduos ao mesmo tempo. A sociedade de uma forma geral está sendo estruturada pela internet e em torno dela. Ser excluído dessas redes é uma forma de sofrimento para cultura e até mesmo economia.
A internet é uma prática social, ela passou a fazer parte de nossas vidas, facilitando principalmente nossa comunicação entre outros benefícios. No entanto há também os fatores desfavoráveis, como por exemplo, um hacker que pode entrar em conta bancária e causar fraudes diversas em diferentes sites, tudo isso é possível por meio da internet. Em alguns países esse meio de comunicação não acontece dessa maneira. Assim como as pessoas são excluídas socialmente, no campo da tecnologia isso também acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário