RESENHA do Livro Cibercultura de Pierre Lévy
Esta é a resenha dos capítulos X, XI e XII do livro Cibercultura escrito por Pierre Lévy com tradução de Carlos Irineu da Costa.
Capítulo X
A nova relação com o saber
Educação e Cibercultura
Pela primeira vez na história as competências de uma pessoa adquiridas ao longo de seu percurso profissional estão antiquadas para o fim de sua carreira. Outra constatação diz respeito a uma nova natureza de trabalho, onde a transferência do conhecimento não para de crescer. Atualmente trabalhar quer dizer aprender e transmitir saberes e para alem disso é produzir conhecimento. Novas tecnologias foram sendo criadas ao longo dos anos, e essas nos permitem ter acesso com mais rapidez as informações.
O trabalho, as novas tecnologias mudam profundamente os dados da educação e da formação. Devemos construir novos espaços do conhecimento, a partir de agora devemos preferir a imagem de espaços de conhecimentos emergentes, abertos e contínuos e organizados de acordo com os objetivos ou contexto no qual cada um ocupa uma posição única. Há uma necessidade de reforma no sistema de educação e formação. Em primeiro lugar aclimatação dos dispositivos do ensino aberto a distância. A educação a distância explora novas técnicas e todas as tecnologias intelectuais e Cibercultura. Mas o essencial se encontra em um novo estilo de pedagogia, que favorece as aprendizagens coletivas em rede. O professor é incentivado a tornar-se um animador da inteligência dos alunos em vez de fornecedor do conhecimento.
As pessoas aprendem com suas experiências adquiridas. Se as pessoas aprendem com suas atividades sociais e profissionais as escolas e as universidades perdem o monopólio da transmissão do conhecimento. Se a comunidade for organizada entre empregadores e indivíduos e recursos de aprendizagem de todos os tipos, as universidades do futuro auxiliariam para a animação de uma nova economia do conhecimento.
Em cursos dados por Pierre Lévy ele pede aos seus alunos que façam uma breve apresentação oral de no mínimo dez minutos, e na véspera da apresentação ele deve entregar um breve resumo com a bibliografia do assunto discutido. Ele pede essa bibliografia para os demais alunos que possam se interessar e aprofundar sobre tal temática. Em uma determinada aula um aluno lhe entregou um resumo cópia de uma pagina da Web.
Na web tudo se encontra no mesmo plano. E, no entanto tudo é diferenciado, não há hierarquia absoluta, mas cada site é um agente de seleção. A web articula uma multiplicidade aberta de pontos de vista.
A web não para no tempo ela se move o tempo todo e se transforma permanentemente, suas inúmeras fontes e sua irresistível ascensão oferecem uma surpreendente imagem de informação contemporânea. Cada reserva de memória cada grupo, cada objeto pode contribuir para encher as paginas ou sites da web. Essa liberdade que as pessoas tem para propagar as informações na web o autor chama de dilúvio, ou seja, derramar os conteúdos e informações.
A partir do século XX houve uma ampliação do mundo, a constante descoberta de sua diversidade, o crescimento cada vez mais rápido dos conhecimentos técnicos científicos, o projeto de domínio do saber por um individuo ou um pequeno grupo tornou-se cada vez mais ilusório. O conhecimento hoje passou de intotalizavel para inominável.
As paginas da Web expressam idéias, desejos, saberes, ofertas de transação de pessoas e grupos de pessoas. Por trás do grande texto fervilham a multiplicidade das relações. Ciberespaço, o saber não pode mais ser concebido como algo abstrato ele é ainda mais visível. As paginas da Web não apenas são assinadas como paginas de papel, mas freqüentemente desembocam em uma comunicação direta e digital. O fato de um texto ser apresentado na tela não muda nada trata-se igualmente da leitura. Nossa capacidade de conhecer trabalhar com línguas, sistemas de signos e processos intelectuais fornecidos por uma cultura.
Em sociedades anteriores a escrita, o saber prático, mítico e ritual é encarnado pela comunidade viva. Quando um velho morre a biblioteca queima. Com o surgimento da escrita o saber é transmitido pelo livro. Após a invenção da impressão, um terceiro tipo de conhecimento foi assombrado pela figura do cientista. Nesse caso o saber não é mais transmitido pelo livro, mas sim pela biblioteca. O saber é estruturado por uma rede de remissões.
Entre os novos modos de conhecimento trazidos pela Cibercultura, a simulação ocupa lugar central, trata-se de uma tecnologia intelectual que amplifica a imaginação individual e permite aos grupos que compartilham modelos comuns.
Capítulo XI
As mutações da educação e a economia do saber
Os sistemas educativos encontram-se submetidos a novas restrições no que diz respeito a quantidade, diversidade e velocidade de evolução dos saberes. Agora em diversos países a maioria das pessoas de diversas faixas etárias que cursa algum tipo de ensino secundário. Há um aumento significativo nas universidades, os dispositivos de formação profissional estão saturados.
Quase metade da sociedade está ou gostaria de freqüentar a escola. Não será possível aumentar o número de professores de acordo com a demanda de alunos. A questão do custo do ensino se coloca, sobretudo nos países pobres. Será necessário buscar encontrar soluções que utilizem técnicas capazes de ampliar o esforço pedagógico dos professores e dos formadores. Tanto no plano das infra-estruturas materiais como no dos custos de funcionamento, as escolas e universidades virtuais custam menos do que as escolas e universidades presenciais. Os ínvidos toleram cada vez menos seguir cursos uniformes ou rígidos que não correspondem as suas necessidades reais e a especificidade de trajeto de vida.
Uma resposta para o crescimento da demanda com uma simples massificação da oferta seria uma resposta industrializada ao modo antigo, inadaptada a flexibilidade e a diversidade.
As universidades e as escolas primárias e secundárias cada vez mais, estão oferecendo aos estudantes a possibilidade de navegar no oceano de informação da internet. Há programas educativos que podem ser seguidos a distância na Web. Alguns dispositivos informatizados de aprendizagem em grupo são especialmente concebidos para o compartilhamento de diversos bancos de dados e o uso de conferencias e correios eletrônicos. Com isso pode-se assistir aulas em inglês ou qualquer outra aula por meio do computador.
A grande questão da Cibercultura, no plano de redução dos custos como no do acesso de todos a educação, não é tanto a passagem do presencial a distância, nem do escrito e do oral tradicionais a multimídia. É a transição de uma educação e uma formação estritamente institucionalizadas a escola e a universidade para uma cituação de troca dos saberes.
Podem parecer banal afirmar que todos os tipos de aprendizagem e de formação devem gerar uma qualificação ou uma validação socialmente reconhecida.no entanto, estamos atualmente bem longe disso. A relação com o saber emergente coloca novamente em questão a estreita sociação entre duas funções dos sistemas educativos; o ensino e o reconhecimento dos saberes. Quando os indivíduos aprendem cada vez mais fora do sistema acadêmico, cabe aos sistemas de educação implementar procedimentos de reconhecimento dos saberes adquiridos na vida social e profissional.Para tanto, serviços públicos utilizando em grande escala as tecnologias da multimídia. Em uma perspectiva ainda mais vasta a desregulamentação controlada do reconhecimento dos saberes.
Capítulo XII
As arvores de reconhecimentos, um instrumento para a inteligência coletiva na educação e na formação
È possível ter uma aprendizagem permanente e personalizada através de navegação, orientação dos estudantes em um espaço do saber fluente e destotalizado, esses processos sociais atualizam a nova relação com o saber.
Cada país possui hoje um sistema de diplomas e de reconhecimento dos saberes diferentes. Dentro de um mesmo país, os diplomas são o único sistema de representação das competências comum a todos os ramos da indústria, a todas as empresas e a todos os meios sociais. Há uma grande heterogeneidade em um único curso. Atualmente é difícil estabelecer equivalências entre diplomas europeus e mais ainda entre diplomas de anos, semestre ou módulos diferentes.
O estudante inicialmente levado a pensar sobre as competências que deseja adquirir, depois ele consulta as matérias que ele poderá cursar para adquirir tais competências. É, portanto com conhecimento de causa que ele pode escolher e tomar decisões. O correio eletrônico permite que possa acessar informações de primeira mão aos estudantes que cursarão matérias de outras universidades.
Os capítulos descritos acima nos mostra como são vasta as possibilidades quando usamos as novas tecnologias, ou quando nos apropriamos delas. É importante que futuras educadoras tenham conhecimento dessas ferramentas que atualmente fazem parte da vida de nossos alunos.
Andreana Temponi
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
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